sábado, 17 de dezembro de 2011


“Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada”.

Filósofofa  Ayn Rand (russo-americana)

Qualquer semelhança..................nos leva a refletir!!!

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Pois é.........."pozolha!!"

Não é que os vereadores fizeram a sessão desta última segunda-feira em 15 minutos?? Estive lá e cheguei  19:13  dois minutos após a reunião foi encerrada.
Seria por falta de assunto?  Será que não existe projeto para votar??  Seria pela ausência do Maninho na sessão? 
Ou será por descaso com os eleitores e com o nosso dim-dim???
Sai de lá frustrado e decepcionado!!

A gente sempre pensa que já viu tudo! mais acho que já posso doar minhas córneas!!



Pois é......o que nós sempre temos comentado: Se os bons não ocuparem seus espaços e não colocarem suas idéias, os maus estarão democraticamente livres para fazerem o que quiserem com as coisas e dinheiro público...............

O Analfabeto Político
O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.

É.....para refletir.......


quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Praia do Perequê

Poder acordar um dia cedo.......bem cedinho.......colocar um shorts, uma camiseta largada...um chinelo tipo havaiana....tomar um café....acompanhado de umas frutas e de quem você ama, é sem dúvida nenhuma um prazer imensurável. Terminado o café, seguir em direção a praia, agora sim observando a  natureza, cumprimentando as pessoas que passam (gente! como as pessoas estão arredias...não se cumprimenta mais como antes!) tentando em alguns casos e não sendo correspondidos, mas tendo sucessos e outros casos....continuamos a  caminhada em direção a orla, já que não moramos tão perto assim, na verdade moramos a uns 500 metros da praia. Isto também tem suas vantagens. Ao passar pelos locais poder observar com está praia precisa de cuidados e como a preocupação pela natureza e pelas coisas do mundo estão meio esquecidas. Daí lamentamos...mas vamos seguindo pois nosso objetivo é sem dúvida nenhuma poder desfrutar da beleza existente na Praia do Perequê.
Depois de caminharmos com muita calma, chegamos, daí pode-se perceber o quanto esta praia é tranquila. Nota-se poucas pessoas caminhando em sua areia dourada, pescadores que tentam resistentemente e de maneira perseverante ainda juntar alguns pequenos peixes que sobram e muitas vezes são disputados com as gaivotas, que ficam granindo(se é que gaivota grani) e rodeando aqueles que tentam pescar alguma coisa...Sabe-se que muitos estão alí por simplesmente entenderem que isto tira o stress do dia-a-dia!!
Também já  pensei assim...só que muitas vezes pescar na praia já não me faz a cabeça. Paramos ao lado dos pescadores e puxadores de rede e somos solidários a ausência de peixes de porte maior quando são puxadas as redes. Apenas comentamos algo quando os mesmos dão abertura..porque dada as dificuldades que lhes apresentam, se você fizer algum comentário normalmente eles não ficam satisfeitos!! Já vimos pescador ficar bravo e ser mal educado com algumas pessoas!! Seguimos em frente, o vento agora mais forte bate em nosso rosto e sentimos o ar quente, que nos avisa que o verão está chegando!  Gostamos do verão, mas sabemos que ele traz não só o calor e as coisas boas, com ele o nosso Perequê se enche de pessoas que muitas vezes vem com único objetivo de bagunçar, deixar muita sujeira na praia  e durante a  noite quebrar a paz dos nossos sonos tranquilos, com seus equipamentos de som, conspirando contra tudo e contra todos, com seu volume em decibéis não suportáveis por seres humanos normais e que aqui gostariam de poder exercer com tranquilidade e democraticamente a sua cidadania e com direito a bons sonhos! Continuamos seguindo pela praia e quando nos deparamos já caminhamos mais de uma hora...isto é bom, mas agora! e a volta.......sentamos então,descansamos e depois passamos a caminhar no sentido contrário, aí então a praia já está tomada por um número maior de pessoas!! O cenário agora está completo! Olhamos para o mar, logo na frente se vê a ilha de Porto Belo, que forma com sua geografia, um belo cenário e harmoniza com todo o restante. Então agradecemos a Deus pelo privilégio, e realmente percebemos  que Perequê é uma praia belíssima e maravilhosa...que precisa apenas de mais cuidados e ser melhor apreciada!!......AS VEZES PARAMOS NUM BARZINHO...TOMAMOS UMA CERVEJINHA....E DEPOIS FICAMOS  APRECIANDO TUDO E TODOS! não deixamos de fazer nossos comentariozinhos meio que maldosos.....Depois seguimos....caminho de volta para casa!!!!!  e carregamos a certeza de
Como é Bela nossa Perequê!!!!
R.A

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

A Falta de Segurança no Municipio

Estivemos participando na segunda-feira de reunião da Câmara de Vereadores e além de outros assuntos tratados foi levantada a questão do acidente ocorrido no Alto Perequê que vitimou um menino de 13 anos. Neste dia na câmara estavam lá os familiares e amigos solidários, participando de ação no sentido de buscar a  justiça e as providências por parte da Prefeitura para reduzir ou acabar de vez com esse tipo de acidente naquele local. O que pudemos assistir foi muito triste, mãe, irmãos e amigos revoltados com o acontecido e sem saberem o que fazer, pois o responsável pelo acidente um veículo de marca Tucson cor prata (acho que é assim que se escreve) dirigido ainda não se sabe por quem provocou o acidente matando o menino e até agora a familia não sabe quais as ações das autoridades para resolver o caso e praticar a justiça!! Os vereadores que durante muito tempo não fizeram nada para exigir do Prefeito a  execução das lombadas ou ações que pudessem ter evitado o caso, na segunda-feira, teve gente do legislativo que ameaçou até um choro!!!  "Crocodilo também chora!!" Talvez na intenção de sensibilizar aqueles que lá estavam. Da vontade de chorar mesmo! não para impressionar os familiares do menino, mas sim chorar pelas providências não tomadas com relação a esses tipos de problemas no municipio. Chorar sim,  por sabermos que a Câmara de vereadores tem poder de voto e não consegue e não conseguiu durante todo este tempo fazer com que a Prefeitura tomasse as providências. Afinal de conta quem são os verdadeiros responsáveis neste caso?
Porque com o poder que a Câmara possui, nunca se consegue nada??  Precisamos descobrir quem foi o responsável pelo acidente e mostrar os verdadeiros responsáveis por mais esta tragédia! Será que o problema será esquecido por que o menino é de uma familia humilde? Se fosse filho de algum figurão será que o assunto já teria sido resolvido?
Pois é........

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Boa para morar,difícil para se viver!

Quando escolhemos um lugar para morar, para viver buscamos sempre, olhar em primeiro lugar a questão da "Qualidade de vida"  e segundo lugar, onde você possa ter tranquilidade e ao mesmo tempo, compor com a comunidade grupos de amizade, de voluntariados, equipes de trabalho e  grupos de muita cooperação e solidariedade. Enfim procuramos um lugar  em que se que possa além disso tudo,viver bons momentos de lazer e de felicidade com nossos amigos e familiares. Objetivamos ainda uma cidade que nos dê respaldo quando necessitamos de atendimentos sejam estes atendimentos no que diz respeito a segurança, abastecimento de água, saneamento básico, questão educacional e principalmente que nos d~e atendimento  de saúde de qualidade. Além disto tudo, esperamos sempre que ao necessitarmos de um atendimento médico ou de pronto-socorro, ou até mesmo de uma simples, mais séria consulta médica, que sejamos atendidos com agilidade e qualidade, esperamos sempre que esta preocupação seja prioridade do município. Nós cidadãos, "Seres Humanos" precisamos ser respeitados e atendidos de maneira, a não precisarmos recorrer a outros municípios, já que aqui moramos, aqui pagamos nossos impostos, aqui deixamos nossa contribuição para a economia local e ajudamos esta economia a girar e crescer. Entendemos que os  cidadãos dentro do possível fazem a sua parte, procuram se envolver em trabalhos na comunidade, unem esforços, estão sempre prontos a  colaborar, estão sempre prontos quando se precisa, pois acreditam na cidade....
O que nos deixa tristes e frustrados são sem dúvida nenhuma o descaso dos governantes e a falta de seriedade na questão de saúde em nosso município, que torna muito dificil a vida  de  seus  moradores e principalmente os  moradores de classe média baixa, B,C,D  e  E nem se fala, pois estes morrem mesmo, nas filas e muitas vezes sem atendimento médico de qualidade.
A cidade é boa para se morar, mas dificil para se viver...já que os gastos com saúde e deslocamento para outros centros a procura de bons médicos, bons consultórios e laboratórios nos leva uma boa parte das nossas economias.
Lamentável quando descobrimos que para ter este atendimento precisamos recorrer a outros municípios, gastar com deslocamentos e ainda perder grande parte do dia nesse vai e vem, considerando ainda, os retornos e novas consultas e transtornos que aparecem.
É isso gente boa!!!

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Lixo e Coleta Seletiva

Diariamente o Brasil produz 150 mil toneladas de lixo, das quais 40% são despejadas em aterros a céu aberto. O destino adequado do lixo é um problema que afeta a maioria das cidades - apenas 8% dos 5.565 municípios adotam programas de coleta seletiva.
Os dados são de um estudo realizado pelo Compromisso Empresarial para a Reciclagem (Cempre), associação sem fins lucrativos dedicada à promoção da reciclagem e mantida por empresas privadas.
O Brasil tem hoje uma Política Nacional de Resíduos Sólidos instituída pela Lei Federal 12.305, de 2 de agosto de 2010, e regulamentada pelo Decreto Federal 7.404, de 23 de dezembro de 2010. Considerada uma vitória do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, o projeto tramitou por 20 anos no Congresso Nacional.
“Nós entramos no circuito porque a primeira lei sequer citava os catadores”, explica Severino Lima Junior, da coordenação nacional do movimento. Segundo ele, a lei é uma das melhores da América Latina .”Hoje a gente tem dados mostrando que 90% do material reciclado passou pela mão de um catador, seja ele de cooperativa ou de rua e lixões.”
A coordenadora de Consumo Sustentável do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Fernanda Daltro, diz que a aprovação da lei foi o resultado de uma grande mobilização de todos os setores envolvidos: a sociedade, o setor produtivo, o governo e os catadores. “A demora da tramitação foi necessária para a adequação de todos os interesses destes setores, do próprio mercado, para atender as exigências, e dos governos, para entender a importância de uma política para os resíduos sólidos.”
A partir do segundo semestre de 2012 os brasileiros poderão ter regras fixas e determinadas pelo governo federal para o descarte adequado de produtos como eletroeletrônicos, remédios, embalagens, resíduos e embalagens de óleos lubrificantes e lâmpadas fluorescentes de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista .
Pela lei, os governos municipais e estaduais têm dois anos de prazo para a elaboração de um plano de resíduos sólidos .

segunda-feira, 25 de abril de 2011

"Cada um fazer a sua parte"

No reino da Bicharada um terrível desastre ecológico destruía grande parte da floresta..um grande incêndio queimava grande parte da mata. No meio de toda aquela desgraça um pardalzinho, tentava desesperadamente apagar o fogo da floresta! Voava até o ribeirão próximo e com seu bico recolhia água e despejava sobre o fogo na tentativa de apagar, ia e voltava e numa destas idas e voltas passou próximo de uma grande árvore que havia no caminho, e sob  os galhos desta árvore, estava um elefante que descansava gostosamente com sua bela tromba, e ao pardal passar o elefante comentou:
- Senhor pardal! você acha que com este seu biquinho, você vai conseguir apagar o fogo da floresta? o pardalzinho cansado, chateado e agora até indignado, olha para o elefantão  e diz:
- Elefantão!  não sei se com este meu biquinho eu vou conseguir apagar o fogo da floresta, mas uma coisa pode ter certeza!! "EU ESTOU FAZENDO A MINHA PARTE!!"

domingo, 24 de abril de 2011

Apresentação do Blog e objetivos

Esse blog surgiu da vontade imensa de contribuir para a melhoria e a visibilidade da nossa cidade. A intenção é poder de alguma forma sensibilizar e passar informação aos cidadãos e a quem interessar, sobre assuntos que digam respeito as questões de preservação, manutenção e projetos voltados à natureza e sustentabilidade da cidade, enfim, estar sempre ligado nestas questões e ser mais um canal de ajuda na preservação da natureza, melhoria dos pontos turísticos e áreas de lazer do município.
Como venho a Porto Belo desde os meus quinze anos, me considero quase nativo, apesar de morar definitivamente a quatro anos. Possuo imóvel na cidade aproximadamente a quatorze anos, entendo ser minha obrigação contribuir e  participar da vida política,social e religiosa!
A preocupação da comunidade deve ser a nossa preocupação!